"Ílhavo é um Município onde se respira muito bem” – Carlos António Rocha.

2017-02-18 23:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A concelhia de Ílhavo do PSD empossada, este sábado, para novo mandato assume como objetivo vencer as seis eleições no concelho de Ílhavo e assumiu a cerimónia como o “toque a reunir” dos militantes.

Carlos António Rocha inclui a manutenção da condição de partido mais votado na Câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias da Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação e a conquista de poder em São Salvador, única freguesia liderada pelos socialistas, nas metas para as autárquicas de 2017.

O dirigente reeleito reagiu às primeiras iniciativas do PS, que encontrou num antigo militante Social Democrata o candidato à Câmara, para dizer que o Partido está mais unido que nunca.

“Este Município é um Município onde se respira muito bem”, disse em contraponto à declaração de Eduardo Conde na apresentação da candidatura em que candidato socialista utilizou a figura do “ar irrespirável” para justificar a mudança.

A unidade do partido foi o tema mais falado da noite com agradecimentos aos mais jovens mas com palavra de reconhecimento aos antigos dirigentes que marcaram presença.

“Sentimento de força e união do partido sendo indicador da disponibilidade e motivação para futuro”, resumiu Carlos Rocha.

A tomada de concelhia do PSD e da JSD, em simultâneo, foi apresentada como sinal dessa “unidade” com referências indiretas à desfiliação do candidato do PS.

“Os tempos que se aproximam exigem firmeza, coragem, determinação e seriedade” para fazer face “aos novos profetas que agora tudo apregoam como sendo o melhor dos mundos esquecendo as suas raízes, o passado e tudo o que defenderam até ontem” (com áudio)

Carlos António Rocha prometeu “servir sem olhar a cargos ou interesses pessoais” e deixou sinal de apoio ao Executivo liderado por Fernando Caçoilo “sem perder sentido crítico”. “Seremos a voz de quem valoriza ou critica a sua atuação para bem dos cidadãos do concelho”.

Da tomada de posse de Samuel Ribau na concelhia da JSD ficou o compromisso de atuar ao lado da concelhia com mobilização dos jovens. “Podem contar com toda esta equipa”.

Rui Dias, presidente da Mesa concelhia e vice presidente distrital, não esconde que hoje há uma “sintonia” entre concelhia e distrital que “reaviva” as boas relações entre as duas estruturas, salientando a presença do líder distrital como sinal dessa aproximação.

Salvador Malheiro (presidente da distrital) e António Topa (Comissão Política Nacional) fizeram a representação das estruturas e o líder distrital apontou Ílhavo como exemplo de organização.

“O que se passa em Ílhavo devia ser exemplo para outras concelhias. É bom ver esta unidade. Este exemplo tem que ser aplicado em todo o lado. Só assim podemos ir longe, colocando o Partido em primeiro lugar. A deferência da concelhia para com a distrital é recíproca”.

O autarca de Ovar deixou elogio público ao autarca de Ílhavo manifestando confiança na reeleição.

“Temos um presidente de Câmara extraordinário. Sou dirigente distrital mas sou também autarca. Fernando Caçoilo é um exemplo para todos pelo bom senso, por não alinhar em sound bites ou modas. Tem pés assentes no chão e coloca os Munícipes à frente de tudo. Acabou a primeira fase em que o mais importante eram as infraestruturas. Agora é agente de desenvolvimento económico e social”.

Apelou à mobilização dos militantes e deixou o recado. “Ninguém pense que está em vantagem. Estamos zero a zero”.

Da JSD distrital ficou a crítica pela situação política nacional. André Neves afirma que o Executivo de António Costa está refém de um quadro parlamentar que não permite reformas. "Isto soa ao passado recente. Falam no défice mas estamos como no tempo de José Sócrates. Adiam-se pagamentos, atrasa-se o pagamento de propinas e dizemos que está tudo bem".