Ílhavo apresenta os dados sobre a atividade dos Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais num ano em que tendo mais "salas" registou quebra de público.
O ano de lançamento do Projeto 23 Milhas incluiu um total de 198 ações realizadas, 44.464 visitantes e 75,25% de taxa média de ocupação.
Regista-se um domínio esmagador da Casa da Cultura de Ílhavo e uma quebra em comparação com 2014 em que foram registados 49739 visitantes nas salas culturais e em 2015 que ultrapassou a barreira dos 50 mil espetadores.
Com a mudança de filosofia e o nascimento do projeto 23 Milhas, o antigo Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, agora, Fábrica das Ideias, passou a funcionar numa lógica de espaço de criação artística mais dedicado às residências.
A Casa da Cultura de Ílhavo registou 31.503 entradas, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré 8.996 entradas, o Cais Criativo da Costa Nova 1.376 entradas e o Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre um total de 2.589 entradas.
As ações contabilizadas incluem teatro, dança, música, cinema, exposições, serviço educativo, multidisciplinar entre outras ações.
A mudança de filosofia foi implementada ao longo do ano mas a autarquia lembra que o anúncio e lançamento do projeto 23 Milhas verificou-se apenas no final do ano.
Quanto à Biblioteca Municipal e Pólos de Leitura registaram um total de 35.862 utilizadores e um crescimento de 1.804 utilizadores em comparação com 2015. No serviço de empréstimos registaram-se 17.678 requisições ao longo do ano.
Quanto ao Centro de Documentação de Ílhavo registou um total de 2.642 utilizadores dos serviços quer de informação e documentação, quer de atividades desenvolvidas ao longo do ano.
Registaram-se 2.462 requisições, sendo o arquivo da Câmara Municipal, a Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, o Grémio dos Armadores dos Navios de Pesca do Bacalhau e a Biblioteca de temática marítima os mais solicitados. Em 2016 passaram pelo CDI 1.348 pessoas, como utilizadoras dos Projetos de Serviço Educativo.
Quanto às Lojas de Turismo de Ílhavo, Costa Nova e Barra atenderam 9.131 pessoas em 2016, dos quais 52% na Costa Nova, 25% na Barra e 22% em Ílhavo.
A Loja de Turismo da Costa Nova esteve aberta 201 dias (175 em 2015), a Barra 250 tardes (255 em 2015) e Ílhavo 278 dias (257 em 2015).
Os Fóruns Municipais da Juventude registaram um total de 12.615 utilizações e 100 novos utilizadores.