Ílhavo anuncia criação do Gabinete de Apoio à Família.

2017-05-16 09:25

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinalou o Dia Internacional da Família (15 de maio) com o lançamento do vídeo promocional “Viver em Ílhavo”, a iniciativa “Leituras e Diálogos de Família”, na Biblioteca Municipal, e a entrada em funcionamento do Gabinete de Apoio à Família.

O vídeo promocional “Viver em Ílhavo” surge no seguimento da apresentação do vídeo turístico “Visite Ílhavo”, recentemente premiado com a atribuição do 2.º lugar na categoria de Turismo Náutico, no âmbito do concurso internacional FIACULT (vídeo).

Especialmente dedicado às famílias, o vídeo “Viver em Ílhavo” apresenta as potencialidades do Município de Ílhavo, nomeadamente a sua “localização geográfica privilegiada e o seu dinamismo cultural, onde se inclui uma programação intensa especialmente dirigida a crianças, jovens e pessoas idosas”.

Esta quarta, às 14h30, a Biblioteca Municipal de Ílhavo recebe “Leituras e Diálogos de Família”, uma atividade especialmente preparada para os seniores do município e no dia 1 de junho é ativado o Gabinete de Apoio à Família no âmbito do Plano Municipal de Apoio à Família.

Este será um espaço aberto a todas as famílias que pretende abranger respostas que não estejam disponibilizadas em serviços de outras entidades, “potenciando a família nas suas diferentes dimensões e proporcionando uma resposta global e integrada”.

A autarquia lembra que foi recentemente distinguida como “Autarquia Familiarmente Responsável” pelas práticas adotadas e que mantém essa aposta para “colmatar as necessidades das famílias”.

A criação do Cartão Família, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com descendentes, a Tarifa Familiar da Água, a criação de um Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego, os Programas de Ocupação de Tempos Livres, o Ílhavo in, entre outras, são apontadas como medidas de responsabilidade social.