Estarreja bate recordes com venda de terrenos no eco parque e fecha 2016 com saldo de 3,8 milhões.

2017-04-21 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja defende que tem contas sustentadas para apresentar com elevados níveis de execução (101% nas receitas e de 80% nas despesas) e saldo positivo. Os documentos de prestação de contas foram aprovados por maioria com a abstenção dos vereadores do PS.

A componente de investimento regista um novo incremento, aumentando 27% relativamente a 2015. Já a poupança corrente ronda os 3,8 milhões de euros.

Satisfeito com os resultados positivos apresentados, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, fala numa gestão que foi capaz de reforçar o apoio social e manter indicadores positivos.

“Baixámos a nossa dependência financeira relativamente ao Estado Central, ultrapassámos os 80% na execução geral dos nossos eixos estratégicos, baixámos as despesas correntes, obtivemos um resultado líquido positivo muito superior ao do ano passado face às receitas de capital que atingiram 170%, baixámos de novo a nossa dívida de médio longo prazo, pagamos a fornecedores no prazo médio de 13 dias, entre outros indicadores muitíssimo relevantes. Uma situação financeira exemplar, sem deixar de investir, reformular, regenerar, apoiar e subsidiar também exemplarmente”.

O autarca destaca o resultado de receita de capital onde se destacam os níveis de venda de terrenos do Eco Parque Empresarial, com valor na casa dos 2,2 milhões de euros. Trata-se, segundo a autarquia, “do valor mais alto de sempre na venda de terrenos” e que “abriu as portas para mais investimento privado e para a criação de postos de trabalho”.

“Era preciso semear para colher e foi o que fizemos em 2014 e 2015. A sementeira foi bem-feita e a colheita foi profícua: 5 novas empresas a instalarem-se ou em fase de instalação no Eco Parque Empresarial, num investimento total superior a 100 M€ e na criação de mais de 500 postos de trabalho diretos”, especifica o Vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo Pelouro das Finanças, Adolfo Vidal.

Os documentos de prestação de Contas de 2016 serão submetidos a votação na sessão ordinária da Assembleia Municipal, a realizar no próximo dia 27 de abril, quinta-feira, às 20H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.