ECOMARE à espera da "agenda" de Marcelo Rebelo de Sousa.

2017-02-15 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A inauguração do ECOMARE, na Gafanha da Nazaré, está dependente da agenda do Presidente da República que deverá marcar presença nesse evento ainda sem data mas com o equipamento já a funcionar.

A Reitoria da Universidade de Aveiro confirma que tem havido contactos com a Casa Civil da Presidência para agendar esse momento simbólico mas o Reitor Manuel Assunção salienta que o mais importante é garantir o funcionamento da estrutura (com áudio).

Este espaço inclui Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha, Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos e uma biblioteca de organismos vivos (Biblioteca de Invertebrados Marinhos e Simbiontes Microbianos). Há também tanques que recriarão as condições de vida naturais e que permitirão um estudo continuado dos organismos vivos.

O ECOMARE, junto à lota, na Gafanha da Nazaré, já funciona e vai crescer em atividade à medida que os serviços forem sendo ativados. Certa é a colaboração do Oceanário de Lisboa nesta fase de arranque.

“Estamos a cimentar e consolidar as coisas mas a parceria com o oceanário foi estabelecida. Há pessoas a trabalhar e há oportunidades de valorização dos conhecimentos na área marinha, por exemplo na área da aquacultura que terá força importante nessa valorização. Há valências que precisam de ser mais trabalhadas como a comunicação em ciência em articulação com a Fábrica e o Navio Santo André mas lá chegaremos”.