Deputados do PSD visitam empresas de Estarreja. Custos da energia preocupam.

2016-12-07 15:48

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram o Eco-Parque Empresarial e o Complexo Químico de Estarreja, registando as preocupações das empresas ali instaladas e do Município local e deixando a garantia de que acompanhariam junto da tutela as matérias tratadas, nomeadamente quantos aos custos energéticos.

A sessão de trabalho teve lugar no Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial, onde os parlamentares foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal e por responsáveis das empresas do CQE, que compõem o PACOPAR, painel consultivo comunitário do programa atuação responsável de Estarreja.

O Complexo Químico de Estarreja emprega mais de 600 pessoas no seu conjunto. Perante os deputados, Mesquita Sousa, diretor de operações e de energia da CUF, abordou questões que têm vindo a ser veiculadas à tutela, à frente das quais os custos diretos de produção.

De acordo com a sua exposição, “os custos representam uma das maiores dificuldades com que todas as empresas se deparam, constituindo uma forte ameaça ao seu desenvolvimento, expansão e crescimento das empresas”.

O elevado custo da energia elétrica e do gás natural, com um consecutivo aumento desde 2010, é, segundo Mesquita Sousa, um dos grandes fatores de perda de competitividade face à sua concorrência europeia.

O peso do custo da energia representa, em média, cerca de 60 por cento dos fatores diretos de produção o que quando comparado, por exemplo, com a Espanha constitui uma clara desvantagem.

É um tema de discussão antigo, em particular pelas queixas apresentadas pela Associação Empresarial de Águeda, nomeadamente durante os anos de governação de Pedro Passos Coelho e que surge, agora, também como bandeira dos deputados do PSD.