Congresso da Região de Aveiro: Descentralização "é um imperativo nacional" para o Ministro Adjunto. Ribau Esteves quer investir num Canil Intermunicipal mas precisa da ajuda do Governo.

2017-06-21 16:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro Adjunto de Portugal afirma que a descentralização "é um imperativo nacional" e que só dessa forma será possível seguir os passos dos países mais desenvolvidos da Europa.

Eduardo Cabrita aproveitou a cerimónia de abertura do Congresso da Região de Aveiro para defender a urgência de um acordo entre os diferentes Partidos e a Associação de Municípios "para conseguir fechar a legislação até Julho". Afirma que não se pode perder a oportunidade. (com áudio)

O encontro debate questões como a do Turismo, Investimento e Descentralização de Competências.

Ribau Esteves reafirmou a importância de os Municípios reforçarem competências na Educação, Cultura, Transportes e Ambiente e lembrou a gestão da Ria de Aveiro. "Continuamos a desenvolver trabalho intenso com o Governo, cuidando de dossiers relevantes como o da gestão da Ria, portagens, ligações rodoviárias prioritárias na região, ligação ferroviária de Aveiro a Salamanca, muito importante para as empresas e a gestão florestal", disse. O autarca de Aveiro, presidente da CIRA, defende que "este é o tempo de garantir respostas que sirvam o conjunto de 11 Municípios".

Na intervenção de abertura, Ribau Esteves não esqueceu a questão do Canil Intermunicipal, dizendo que está "determinado" em "operacionalizar com brevidade e sustentabilidade as decisões de investimento que derivam do estudo para a instalação e gestão de um Centro Intermunicipal de recolha de animais e do Gabinete Médico-Veterinário Intermunicipal apelando ao Governo para fazer depressa os estudos de base sobre os canis necessarios em Portugal, para aplicarmos a nova Lei e para viabilizar investimentos nessa área".

Às 16h15 destaque para o Painel “Aposta na Descentralização” com as presenças do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do Presidente da ANMP, Manuel Machado.