O Executivo Municipal de Ílhavo deliberou aprovar a abertura de concurso público para a empreitada do corredor ciclável entre a Bresfor, a Rotunda da APA e a Ponte da Barra”. Investimento de 337 mil euros, a que acresce o IVA, e um prazo de execução de 6 meses.
É mais uma tentativa uma vez que o anterior concurso público, com despacho de abertura a 16 de agosto de 2017, não obteve qualquer proposta. O preço base não foi aceite em termos de mercado pelo que não houve concorrentes.
Cofinanciado em 85% pelo CENTRO 2020, este projeto de execução corresponde essencialmente à construção de um corredor ciclável e à valorização ambiental da faixa de terreno existente entre a Via de Cintura Portuária e a malha urbana da zona poente da Gafanha da Nazaré, visando agregar o tráfego motorizado com o tráfego ciclável e pedonal ao longo dessa via, bem como a valorização ambiental desse espaço residual.
Este corredor ciclável terá uma extensão de aproximadamente 4.150 metros. Recentemente foi alvo de plantação de árvores por parte da administração portuária e vai ganhando, aos poucos, contornos de parque de lazer.