BE quer horários e linhas dos transportes de regresso ao passado da Move Aveiro.

2017-02-09 10:22

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal uma proposta com “medidas urgentes” para repor a oferta dos transportes públicos em Aveiro.

A proposta será discutida e votada na próxima reunião desse órgão autárquico mas deverá estar condenada ao "chumbo" pelos partidos da maioria.

Ainda assim, o BE propõe "repor todas as carreiras, linhas, horários e paragens existentes antes de 1 de janeiro de 2017". Pretende ainda "anular o aumento de preços nos bilhetes e passes" e, por fim, "colocar em todas as paragens os horários atualizados, procedendo também à devida identificação de todas as paragens do município".

O início da concessão Aveiro Bus, a 1 de Janeiro, trouxe críticas dos cidadãos e tem obrigado a vários acertos para evitar situações mais dramáticas como a de alunos que chegavam com atraso às escolas.

A proposta de recomendação afirma que "a 1 de janeiro, o número de carreiras e de horários foi drasticamente reduzido" e o "percurso de várias linhas foi unificado", resultando em percursos mais demorados.

"Estas situações levaram a autocarros completamente cheios e a várias pessoas a abandonarem o uso dos transportes públicos. A situação é caricata havendo mesmo vários relatos de os autocarros não pararem nas últimas paragens por estarem demasiado cheios, deixando muitas pessoas nas paragens sem qualquer alternativa".