BE quer compromisso firme em defesa da revitalização da Linha do Vouga.

2017-04-04 11:46

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda esteve esta segunda feira nas estações de comboio de Espinho, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis onde constatou a degradação e o abandono a que está votada a Linha do Vale do Vouga.

Defende que é hora de reverter a degradação criando condições para tornar a linha mais atrativa. “Com condições assim, a Linha do Vouga, tal como está, não serve as necessidades das pessoas nem dos concelhos que por ela são servidos”, refere Moisés Ferreira.

O BE assina um projeto de resolução a defender a inclusão no Plano Nacional de Investimentos na Ferrovia 2016-2020 a requalificação e modernização da linha do Vouga no seu traçado entre Espinho e Aveiro; a calendarização das intervenções a realizar na linha, por troço e por tipo de intervenção e que seja garantida a ligação à linha do Norte, alteração de via estreita para via larga, correção do traçado nos locais onde ele é mais sinuoso, melhoria de sinalização e segurança em toda a linha, eletrificação da linha em todo o seu traçado, substituição do material circulante, requalificação das estações.

O BE culpa PSD e PP pela degradação nos últimos anos e pela tentativa de encerramento. “No entanto, deitaram a linha ao abandono, numa estratégia de deixar degradar para depois conseguir impor o encerramento. Foi, aliás, durante esse mesmo Governo do PSD e do CDS que o Vouguinha deixou de fazer toda a linha. Neste momento, o comboio já não vai além de Oliveira de Azeméis, sendo impossível chegar até Albergaria-a-Velha ou Sernada do Vouga, por exemplo”.