BE quer autorização para compra de viaturas ao serviço de cuidados de saúde primários.

2017-03-21 14:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda apresenta um projeto de resolução na Assembleia da República para aquisição de viaturas para prestação de cuidados ao domicílio no âmbito dos cuidados de saúde primários

Esta quarta é discutido um projeto de resolução do BE sobre a aquisição de viaturas. Atualmente a maior parte dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) não têm viaturas suficientes para fazer domicílios, o que limita muito a sua capacidade de resposta.

“Os cuidados domiciliários são muito importantes porque desinstitucionalizam e desospitalizam utentes que não precisam de estar em instituições ou internados em hospitais. Por outro lado, são uma resposta de proximidade que garante que o SNS vai até pessoas acamadas ou com dificuldades de mobilidade, pessoas excluídas ou que vivam em locais mais isolados e sem transportes”, justifica o BE que recorda as carências sentidas em Aveiro e as denúncias feitas no passado sobre os custos com táxis.

“A nossa proposta é que se levantem as restrições para a aquisição de veículos destinados a cuidados domiciliários, fazendo um uso mais racional do dinheiro dos contribuintes e melhorando a capacidade de resposta do SNS”.