BE e PCP defendem que autarquias devem "cuidar" das Unidades de Saúde.

2017-03-24 10:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Secretário de Estado da Saúde desloca-se, esta sexta-feira, ao concelho de Ílhavo com o anúncio de uma nova Unidade de Saúde. 

Manuel Delgado vai visitar a Unidade de Saúde (US) da Gafanha da Nazaré, às 10h30 e, à tarde (15h30), em Ílhavo, preside à celebração da escritura, entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Centro, do terreno doado pela autarquia para a construção da nova US da Gafanha da Nazaré.

As unidades de saúde de Ílhavo têm sido alvo de queixas. Na Gafanha da Nazaré há registo de infiltrações e dificuldade no escoamento de água pluviais; em Ílhavo é o deficiente funcionamento dos elevadores que tem gerado mais protestos.

Os partidos de "Esquerda" falam num cenário que não é positivo para os cidadãos quanto à manutenção de instalações. PCP e BE lamentam a demora nas intervenções que são requeridas para garantir o bom funcionamento das unidades de saúde.

Raquel Valentim diz que o caso dos elevadores do Centro de Saúde de Ílhavo é paradigmático. Não podem avariar dois elevadores e “esperar” pela burocracia do Estado para colocar os equipamentos de novo em atividade numa estrutura construida em altura.

O alerta do BE e do PCP fala na necessidade das autarquias terem um papel mais decisivo nessas ações numa área de competência que pertence à Administração Central e às administrações regionais de saúde.