Aveiro: Dossiês de obras públicas requalificam parque escolar, serviços de saúde e espaço público.

2017-04-20 10:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada para construção da nova Escola Básica de São Bernardo à empresa Construções Tinoco Gomes, por 708 mil euros acrescidos de IVA com um prazo de execução de um ano. É um projeto cofinanciado por fundos comunitários do Portugal 2020 no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região de Aveiro.

A nova Escola Básica de São Bernardo será um edifício de arquitetura contemporânea, integrado na EB 2,3, implantado entre o refeitório da EB 2 3 e o pavilhão polidesportivo, constituído por oito salas alinhadas, distribuídas por dois pisos, servidas por corredores (um por piso). O edifício terá ainda uma sala polivalente com galeria superior e a cobertura é em telhado com painéis solares.

Com esta nova Escola será substituída a “Escola Provisória” já com oito anos, que funciona em contentores, instalados debaixo de uma cobertura de estrutura metálica que vai ser aproveitada para área de recreio coberto desta nova EB1, que vai funcionar integrada na EB 2,3 de São Bernardo.

Na reunião desta quarta foi aprovada a abertura de concurso público para a remodelação da Unidade de Saúde de Oliveirinha pelo preço base de 165 mil euros acrescidos de IVA e um prazo de execução de cinco meses.

A presente intervenção tem como objetivo melhorar as atuais infraestruturas, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários, melhorando as condições térmicas e de ventilação do edifício assim como a funcionalidade de alguns dos compartimentos existentes.

O dia foi de obras públicas com a abertura de concurso público para a intervenção de qualificação do espaço público na Quinta do Cruzeiro e na Rua Luís de Camões (Esgueira), pelo valor base de 151 mil euros acrescidos de IVA e um prazo de execução de quatro meses.

A intervenção na Rua Luís de Camões pretende reformular a circulação viária e criar novas zonas de estacionamento, eliminando a plataforma central que hoje existe e que provoca constrangimentos na gestão da circulação automóvel com o estacionamento.

Foi também aprovada a abertura de concurso público para a intervenção de qualificação do Jardim do Bairro da Gulbenkian e intervenção paisagística no Bairro da Bela Vista, pelo preço base de 96.707,00€ (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 4 meses.

Após o investimento de 130.000€ na requalificação do Bairro da Gulbenkian realizado em 2016, no qual foram repavimentados os arruamentos, requalificadas as zonas de estacionamento e circulação pedonal e reformulada a rede de abastecimento de água (pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro), a CMA segue agora com a qualificação do Jardim do Bairro da Gulbenkian visando a criação de um espaço mais acolhedor, criando novos percursos pedonais, instalando um Parque Infantil e substituindo algumas das árvores existentes.

Também com o objetivo de melhorar o ambiente urbano do Bairro da Bela Vista, com esta obra a CMA vai criar dois novos espaços públicos com Parque Infantil e Zona de Estar ocupando duas parcelas de terreno sua propriedade que ficaram livres após a demolição das habitações sociais devolutas aí existentes em estado de ruína.