A Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha acolhe na próxima terça-feira, 29 de novembro, uma sessão de esclarecimento sobre o Vale Incubação, um apoio financeiro para micro e pequenas empresas, que pode chegar aos 5000 euros.
Marcada para as 16h00, com participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, a sessão será conduzida por Osória Miranda, diretora regional do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
Pretende-se esclarecer o que é e como aceder ao Vale Incubação, um programa de incentivos de âmbito nacional que promove apoios financeiros, não reembolsáveis, para comparticipar serviços de incubação numa incubadora certificada, como é o caso da Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha.
O Vale Incubação pode ser concedido a projetos empresariais de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com menos de um ano, ou e ideias de negócio ou “startups”, projetos lançados por empreendedores que necessitem de apoio no desenvolvimento do modelo de negócio.
A Incubadora de Albergaria-a-Velha, enquanto entidade certificada na Região de Aveiro, pode incubar os projetos candidatos e prestar um conjunto de serviços de apoio. Entre os serviços prestados pela Incubadora de Albergaria contam-se serviços de gestão, que podem ser de apoio na definição e consolidação do modelo de negócios ou acompanhamento da gestão operacional; serviços de marketing; serviços de assessoria jurídica; apoio ao desenvolvimento de produtos e serviços; e apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação ou no contacto com investidores e entidades financeiras.
A Câmara Municipal dispõe de um Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, que atribui apoios financeiros que podem chegar aos 4000 euros/ano e é cumulativo com o Vale Incubação. No seu segundo ano de atividade, a Autarquia apoia 14 projetos empresariais.