Águeda: "Modelo das Unidades Locais de Saúde vai qualificar o SNS" - Manuel Pizarro.

2024-03-27 14:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Manuel Pizarro despede-se do Ministério da Saúde com a inauguração do novo Serviço de Urgência do Hospital Conde de Sucena em Águeda, e com palavras de confiança na reforma do SNS a partir das Unidades Locais de Saúde.

Pizarro considera que esta forma de organização vai dar frutos com valorização dos cuidados de saúde primários e com a filtragem de acessos às urgências hospitalares que devem estar ao serviço de cuidados diferenciados.

A terminar o mandato no Governo de António Costa, no rescaldo das eleições antecipadas, o Ministro da Saúde defendeu o progresso do sistema em 50 anos de Portugal democrático.

E manifestou confiança num futuro melhor para a saúde em Portugal (com áudio)

A inauguração da urgência no hospital de Águeda foi momento para autarcas e administradores salientarem a importância de manter o investimento na modernização de serviços.

Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, enfermeiro de base, pediu mais músculo e valorização dos meios instalados em Águeda para colocar as capacidades ao serviço da região.

O autarca entende que o SNS é grande obra construída em democracia e deve ser defendida até ao limite (com áudio)

Ouviram-se palavras de elogio a Manuel Pizarro.

O autarca de Águeda diz que foi fácil trabalhar com o Ministro.

“Muito obrigado por toda a colaboração. Tem sido muito fácil trabalhar. Esse é o melhor elogio que posso fazer”.

A intervenção rondou os 1,7 milhões de euros, com 600 mil euros investidos diretamente pela autarquia, e já está em funcionamento desde final de 2023.

Margarida França, da ULS da Região de Aveiro que gere centros de saúde e quatro unidades hospitalares (Aveiro, Águeda, Ovar e Estarreja) recorda que esta obra na urgência era tida como o objetivo de mais fácil concretização e foi uma das maiores dores de cabeça.

A completar seis anos na liderança da administração hospitalar, a gestora disse que a criação da Unidade de Ambulatório em Aveiro nos terrenos do antigo estádio, a urgência de Águeda, a unidade de cuidados intensivos, a ressonância magnética e o serviço de hemodinâmica foram metas traçadas.

Admitiu que a modernização da urgência de Águeda foi uma das apostas de difícil concretização (com áudio)