Águeda debateu Governação, Transparência e Cidades Inteligentes.

2017-05-23 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda acolheu formação da Rede de Autarquias Participativas. Ação dedicada à Governação, Transparência e Cidades Inteligentes, que contou com cerca de 40 participantes, entre técnicos autárquicos, políticos e público em geral.

Realizada no Centro de Inovação e Tecnologia N. Mahalingam, no Parque Municipal da Alta Vila, a iniciativa, dinamizada no âmbito da formação regional da Rede das Autarquias Participativas, pretendeu promover iniciativas relacionadas com a democracia participativa, envolvendo os cidadãos na gestão autárquica, bem como metodologias de avaliação de projetos que apostam na melhoria contínua.

O evento pretendeu ainda consciencializar para a importância das relações e troca de experiências entre autarquias; capacitar os diversos atores envolvidos nos processos participativos; estabelecer novas parcerias de cooperação internacional com redes e organizações, e implementar novos mecanismos de democracia participativa.

De acordo com as palavras de Gil Nadais, Presidente da Câmara de Águeda, na sessão de abertura dos trabalhos, “o município entende que este é momento de Águeda dar o seu contributo para a partilha de conhecimento entre todos os interessadas na temática da democracia participativa”.

Nelson Dias, coordenador da Rede, referiu “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela rede e a tentativa de angariar novos membros e estabelecer protocolos de cooperação com redes de Moçambique, Suécia e Brasil, prevendo-se no próximo mês de julho a formalização de um acordo com o Ministério das Finanças da Rússia”.