Sever: Revista Forbes destaca trajeto científico da Graphenest.

2017-01-18 21:48

Categoria: 

Concelho: 

Bruno Figueiredo, diretor científico da Graphenest (CSO), integra este ano a lista “30 under 30” da Forbes, revista norte-americana que distingue, neste caso, jovens com menos de 30 anos que se destacaram em diversas áreas, entre elas a tecnologia, a indústria e o empreendedorismo.

Esta distinção acaba por ser um reconhecimento internacional que valoriza o projeto que entretanto se tornou na empresa Graphenest e premeia também a equipa composta por Vítor Abrantes (CEO) e Rui Silva (CTO).

Com este reconhecimento a empresa espera realizar novos contactos, fortalecer os existentes e abrir várias frentes de negociação para novos e maiores investimentos.

 A Graphenest produz e comercializa grafeno e está focada em empresas ligadas aos mercados dos compósitos avançados, eletrónica e energia, uma vez que é possível tirar partido das distintas características deste nano material, tais como condução elétrica e térmica ou resistência ao impacto.

A curto prazo, a Graphenest quer focar-se no desenvolvimento de revestimentos condutores e compósitos poliméricos com maior resistência ao impacto.

A médio e longo prazo, a Graphenest procurará desenvolver aplicações cujos time-to-market envolvem períodos mais prolongados, entre um a três anos. Neste caso fala-se de filmes condutores flexíveis (telas táteis), para o mercado da Eletrónica, e as baterias, os supercondensadores e os dispositivos de geração de energia, para o mercado da Energia.

A presença no Vougapark – Centro de Inovação em Sever do Vouga – é também motivo de orgulho para os responsáveis pela política de incentivo ao empreendedorismo.

“Na altura, quando esta empresa estava à procura de local para iniciar a sua atividade, não existiam sítios onde pudessem construir o laboratório que pretendiam, a um custo que correspondesse às suas necessidades. O acompanhamento próximo da Câmara Municipal de Sever do Vouga, na pessoa do seu Presidente António Coutinho, facilitou a vinda da empresa”.