Ria Stone prepara ampliação de instalações.

2017-01-19 15:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou o Reconhecimento de Interesse Público Municipal da Ampliação da empresa Ria Stone. A Fábrica de Louça de Mesa em Grés, do Grupo Vista Alegre Atlantis, participada na totalidade pela Vista Alegre Atlantis SGPS, foi constituída em junho de 2012, na Zona Industrial da Mota (ZIM).

Inaugurada em 2014, tendo em vista a produção de artigos em grés para uso doméstico, a RiaStone foi fruto de um investimento de 25 milhões de euros, resultando em mais de 150 novos postos de trabalho criados na Região de Aveiro. Com a ampliação serão investidos 15 milhões de euros e serão criados cerca de 70 novos postos de trabalho.

A Ria Stone pretende aumentar a sua capacidade produtiva em mais de 18 milhões de peças/ano (60% da capacidade atualmente instalada), atingir o volume de negócios em 2021 de 25 milhões de euros, aumentar a eficiência energética em 10% e ampliar as suas instalações numa parcela de 20.000 m2 para edificar uma área de aproximadamente 9.000 m2.

A criação desta empresa resultou de um processo de seleção da empresa sueca IKEA, sendo fornecedora de peças em grés de diversas cores e tamanhos, num total de 40 referências, representando uma produção de 30 milhões de peças por ano.

O projeto está orientado para a exportação, representando as vendas no mercado externo cerca de 85% a 90% da faturação da empresa.

A proposta segue agora para votação final pela Assembleia Municipal de Ílhavo.