Região de Aveiro com apoio ao microempreendedorismo na ordem dos 11,7 milhões de euros.

2017-05-04 11:07

Categoria: 

Concelho: 

O programa Centro 2020 colocou no terreno os primeiros concursos para o apoio ao microempreendedorismo.

A Autoridade de Gestão do Centro 2020 contratualizou com as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) e com os 29 Grupos de Ação Local (GAL) da Região Centro um montante de cerca 81 milhões de euros para apoiar projetos de microempreendedorismo.

Ação no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI 2E), que tem por objetivo promover os investimentos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, assumindo como prioridade o combate ao desemprego.

A Região de Aveiro surge em segundo lugar quanto aos montantes contratualizados. Nos grupos de ação local beneficia de projetos que rondam os 5,1 milhões de euros e nas Comunidades Intermunicipais com 6,6 milhões para um total de 11.7 milhões, superado pela região de Coimbra com um total de 16,6 milhões.

De acordo com Ana Abrunhosa (na foto), Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “esta medida vem preencher uma lacuna do Portugal 2020. Até ao momento, no contexto dos sistemas de incentivos apoiávamos o investimento das empresas em setores de bens transacionáveis, orientados para as exportações e com maior intensidade tecnológica e de conhecimento”.