Região Centro com mais 30 empresas de crescimento acelerado.

2017-04-21 08:19

Categoria: 

Concelho: 

O número de empresas gazela na região Centro cresceu de 57, em 2015, para 87, em 2016, o que representa um aumento de cerca de 53%. Esta é uma das conclusões de um estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, pelo quinto ano consecutivo, identifica este tipo de empresas.

Na Região de Aveiro, Ovar lidera com quatro empresas. Em Ílhavo há uma que é conhecida. A “Process Pipe – engenharia e montagens industriais” (na foto), da Zona Industrial da Mota, está nesta lista. Trata-se de uma empresa especializada em soluções para as indústrias farmacêutica, química e alimentar.

Em Aveiro, a AISP (Advanced Industry Support Partners e em Oliveira do Bairro a “Misturas Milenares” são unidades que aceitaram a divulgação desta classificação.

O conceito de empresa «gazela», assumido internacionalmente, corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de postos de trabalho.

Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), «estas empresas são especiais pelo emprego e pela riqueza que criam na região. Temos empresas de diversos setores, desde empresas de base tecnológica a pequenos negócios familiares. Uma economia forte é uma economia equilibrada, onde coexistem realidades distintas, onde os setores de ponta coexistem com os setores tradicionais, que entretanto souberam incorporar conhecimento e inovação, onde os novos trabalham e partilham da experiência dos mais velhos, onde as áreas culturais e sociais se valorizam a par das económicas. O apoio dos fundos europeus a 13 destas empresas, com 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), terá certamente contribuído para as suas trajetórias de crescimento».

O volume de negócios das empresas gazela da Região Centro cresceu de forma significativa (485%) entre 2012 e 2015, passando de 46 milhões de euros para 267 milhões de euros.