A PRIO vai investir 1 milhão de euros para desenvolver projetos de inovação em 2018.
Como parte do investimento previsto, arranca hoje a segunda edição do Jump Start, o programa internacional de aceleração de startups, lançado em parceria com a imatch.
As startups candidatas vão ter oportunidade de apresentar ideias empreendedoras nas áreas de energia, sustentabilidade e tecnologia, para responder a três desafios apresentados pela PRIO, empresa seadeada no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
Como integrar postos de abastecimento de energia nas Cidades do Futuro? Como desenvolver mais soluções de mobilidade sustentável e energia verde? Como colocar soluções de mobilidade e energia no coração e na ponta dos dedos do cliente?
São as três questões que servem de referência aos projetos apresentados e cujas candidaturas estarão abertas até 28 de maio no site do programa Jump Start. À semelhança do ano passado, o programa está aberto a startups de todo o mundo.
Após o período de candidaturas, 20 startups serão selecionadas para trabalhar a sua proposta de valor no bootcamp intensivo, a decorrer nos dias 14 e 15 de junho.
No decorrer deste bootcamp, serão escolhidas as 10 finalistas que serão acompanhadas pela PRIO e pela imatch em sessões de mentoria com o objetivo de adaptar as suas soluções inovadoras a negócios como o da PRIO.
As semanas de mentoria culminarão no pitch training, a decorrer no dia 4 de julho, e na final, no dia 6 de julho, de onde sairão as 3 grandes vencedoras.
Cada vencedora poderá contar com 10.000 € de valor base para implementar o seu piloto, acesso a uma bolsa de implementação com base na avaliação do modelo de negócio e apoio permanente da equipa PRIO.
A edição deste ano contará também com pitches em carros elétricos na fase de candidaturas e no avião acrobático PRIO, comandado pelo piloto de acrobacias Luís Garção, para os 5 melhores finalistas.
Para Cristina Borges Correia, Diretora de Inovação da PRIO, “o Jump Start e as novidades deste ano, associadas ao investimento previsto em inovação, demonstram bem a nossa vontade de continuar a trazer novidade aos setores da energia e mobilidade nacionais. Temos por objetivo oferecer mais valor aos nossos clientes, tornar o nosso negócio mais amigo do ambiente e preparar a PRIO para as grandes tendências do futuro”.
Paralelamente ao lançamento do Jump Start, a PRIO lança hoje também um concurso de ideias dirigido aos seus colaboradores. “Com esta iniciativa, acreditamos que obteremos muitos inputs relevantes dos nossos colaboradores, que conhecem como ninguém o negócio e o grupo. Estaremos também a manter o espírito de startup que nos caracteriza e tê-los-emos envolvidos na geração de novos caminhos de futuro”, acrescentou Cristina Borges Correia.