“Greve na TAP, a ocorrer, gerará prejuízos incalculáveis e irreversíveis no setor económico, na imagem e na confiança da Marca Portugal” - Pedro Machado.

2015-04-22 11:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Direção da Associação Nacional do Turismo, liderada por Pedro Machado, afirma-se preocupada com a ameaça de greve dos pilotos da TAP. O tema esteve na agenda da reunião da direção da ANT, que lança o apelo, “no sentido do estabelecimento de uma plataforma de diálogo e concertação, para serem encontradas alternativas à anunciada greve, no sentido de que se evite prejuízos avultadíssimos para as empresas e empresários, bem como, para a população em geral”. “Tal greve, a ocorrer, gerará prejuízos incalculáveis e irreversíveis no setor económico, na imagem e na confiança da Marca Portugal, e poderá despoletar uma perda de clientes para o futuro”.

A Associação Nacional do Turismo emitiu parecer favorável quanto à solicitação de admissão de novos associados. Entram na associação de Turismo a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, Associação de Diretores de Hotéis de Portugal, Federação Portuguesa de Autocaravanismo e Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor. A decisão será votada na próxima reunião da Assembleia Geral da ANT. A partir dessa data a ANT passará a contar com cerca de 20 associados.

Nos diversos pontos agendados na ordem de trabalhos destaque para a avaliação do pedido de estatuto de utilidade pública para a ANT, que assenta nos pressupostos do desenvolvimento de atividade de âmbito nacional e aos fins que visa prosseguir, de manifesta relevância social.

Foi ainda avaliado o contrato de promoção externa da marca Portugal, estabelecido entre o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo Português, no passado dia 25 de fevereiro, onde foi tornado púbico que iria ser produzido um plano de ação.

Foi apreciada a proposta do projeto de cooperação com a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ANT para desenvolvimento de um projeto de alojamento local, de âmbito nacional.

Foi também apreciada a proposta de um Roadshow Turismo Interno, que visa apresentar a oferta e as oportunidades de investimento aos diferentes atores do setor.

A formação profissional, a requalificação dos trabalhadores e empresários do setor turístico nacional, assim como, a realização de estudos e de ações de sensibilização relacionadas com os efeitos provocados pelas alterações legislativas nos custos de contexto, integram os projetos a desenvolver pela ANT no âmbito do próximo quadro comunitário Portugal 2020.