Feira Agrícola e da Raça Marinhoa regressa em Agosto à freguesia de Válega.

2016-06-14 10:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar já confirmou a realização da OVARURAL. A 3ª Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar acontecerá de 12 a 15 de agosto, em Válega. Autarquia e Cooperativa Agrícola do Concelho de Ovar vão organizar o certame de valorização da raça marinhoa.

Ainda no capítulo do apoio e incentivo ao sector primário, Salvador Malheiro adianta que a Câmara Municipal se encontra a ultimar as diligências necessárias para a criação do Gabinete de Apoio ao Agricultor, previsto no plano de ação municipal, prevendo-se a apresentação e entrada em funcionamento deste Gabinete durante a OVARURAL.

Nesta 3ª edição, pela mão de produtores locais, a OVARURAL pretende apostar nas demonstrações ao vivo e nas degustações de produtos do concelho de Ovar, englobando um Pavilhão Gastronómico com a presença de restaurantes locais, com espaços para fabrico e comércio de artesanato e de produtos agrícolas, com expositores de empresas e de organizações agrícolas, com venda de produtos alimentares locais e regionais, havendo ainda uma exposição de animais, um desfile e um concurso de bovinos da raça marinhoa.

Haverá um colóquio dedicado ao tema da criação de bovinos da raça marinhoa e à Nova Política Agrícola Comum 2015-2020, a fim de serem prestados esclarecimentos aos agricultores e a todos os interessados sobre as regras, os incentivos e os apoios do Governo para a criação desta raça autóctone.

Haverá ainda animação musical, pretendendo-se transformar este espaço num local de proximidade da população e dos agricultores da região, coincidindo com os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Válega.

A autarquia dá apoio financeiro de 15 mil euros à Cooperativa Agrícola. O desafio é fazer com que Ovar seja reconhecido como “cidade onde se produz e come carne Marinhoa”, conclui Salvador Malheiro, afirmando que “estamos a trabalhar nesse sentido e a realização desta terceira edição é disso exemplo”.