Abimota em encontro internacional sobre normas para bicicletas eléctricas.

2017-01-19 21:18

Categoria: 

Concelho: 

A ABIMOTA participa em reunião no Japão que desenvolve a norma para bicicletas elétricas. Uma equipa da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, em representação do Instituto Português da Qualidade, esteve na cidade japonesa de Osaka, entre os dias 16 e 19 de Janeiro, para uma reunião que tem como objetivo elaborar a norma ISO 4210-10, que vai estabelecer os requisitos a aplicar às Bicicletas Assistidas Eletricamente (EPAC).

A participação nesta reunião do Grupo de Trabalho 15, do Comité Técnico ISO/TC 149 da International Organization for Standardization (ISO), acontece no âmbito do projeto ONS (Organismo de Normalização Setorial) – Mobilidade Suave e Ferragens, co-financiado pelo Compete 2020, e visa a elaboração da norma ISO 4210-10, que estabelece os requisitos a ser aplicados às bicicletas elétricas.

Como ONS, a ABIMOTA tem desenvolvido várias ações efetivas no sentido de esclarecer as diversas vantagens da normalização em Portugal e possibilitar às empresas destes setores, essencialmente PME’s, um acompanhamento ativo da atividade de produção normativa a nível europeu (CEN) e internacional (ISO). A participação neste projeto ONS tem permitido à ABIMOTA e ao seu Laboratório de Ensaios - LEA estar presente em reuniões decisivas, num momento crucial para a indústria das duas rodas a nível europeu e mundial.

No evento estão presentes representantes de fabricantes, associações de industriais, associações de promoção da prática do ciclismo, associações de defesa do consumidor, grandes empresas e grupos económicos ligados ao setor e das grandes empresas de componentes elétricos, provenientes dos EUA, China, Japão, Alemanha, França, Suíça, Holanda, Suécia, Polónia e Portugal.

A próxima reunião da ISO/TC 149 envolverá mais grupos de trabalho e uma sessão plenária e decorrerá em Portugal, na zona de Aveiro, entre os dias 19 e 23 de Junho de 2017, com uma tarde dedicada a visitar empresas nacionais.