Torneio Internacional de Estarreja reforça internacionalização.

2017-06-27 20:01

Categoria: 

Concelho: 

A 8ª edição do GarciCup arranca esta quarta em Estarreja na festa do andebol de formação com internacionalização vincada pela presença de formações espanholas e alemãs.

A receção faz-se esta terça a partir das 18h e a abertura do Espaço Atleta está marcada para as 21h.

Este ano com a organização a cargo da Câmara Municipal de Estarreja, o Torneio Internacional de Andebol “Cidade de Estarreja” decorre entre 28 de junho e 2 de julho, com 240 Equipas e 3.500 Atletas, destacando-se a vinda de 41 equipas espanholas e alemãs. Em 5 dias, serão disputados 600 jogos em 12 campos.

Estarreja, que tem uma forte tradição da modalidade, acolhe um dos “melhores eventos de andebol do país e porque não da Europa”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja (CME), Diamantino Sabina, durante a apresentação da edição de 2017 do GarciCup. “A organização do evento revela-se cada vez mais exigente pela sua dimensão mas também pela qualidade que queremos garantir”, referiu.

“O evento tem uma projeção e importância extraordinária no concelho e na região. Só quem está envolvido tem noção da exigência, a nível logístico e de organização, que implica. Por isso, assumimos uma participação ainda mais ativa”, acrescentou.

O GarciCup inclui as três vertentes da modalidade - Indoor/ Adaptado/ e de Praia - e todos os escalões, desde os minis aos veteranos. Mais uma vez, o campo de andebol de praia é montado no Parque Municipal do Antuã, junto ao rio, e Estarreja será o palco do XI Circuito Regional de Andebol de Praia da Associação de Andebol de Aveiro.

O Presidente da Associação de Andebol de Aveiro (AAA), Gonçalo Carvalho, referiu a “aposta mais forte no andebol de praia. A AAA está a tentar trazer mais equipas internacionais”.

Serão 12 os palcos do evento - 8 campos em Estarreja, 2 na Murtosa e 2 em Albergaria-a-Velha, sendo um deles destinado aos treinos da Seleção Nacional Feminina Juniores B - que irão receber um total de 6 centenas de jogos.

O campo amovível, adquirido pela CME, será utilizado pelo segundo ano consecutivo, permitindo a realização de jogos ao ar-livre. Este ano será instalado no Parque Municipal do Antuã, aproximando a modalidade da comunidade e convidando a assistir à competição.

Dezanove Atletas, que jogam em Portugal e no estrangeiro, masculinos e femininos, marcarão presença para conviver com os atletas que fazem deles seus ídolos. Gilberto Duarte (SPR Wisla Plock, Polónia), Ricardo Candeias (Pontault-Combault, França), Carlos Carneiro (Sporting), Miguel Martins (FC Porto), Diogo Branquinho (ABC), Vera Lopes (IBV, Islândia) e Cláudia Correia (POLE SUD 38, França) são algumas das caras bem conhecidas dos praticantes do andebol que estarão em Estarreja esta semana.

Filipa Fontes (Alavarium / Love Tiles) é uma das madrinhas do evento e marcou presença na sessão. “Atletas de todo o país anseiam participar no torneio que é uma marca vincada no andebol nacional”, disse. Filipa espera incentivar nos jovens a “vontade de jogar andebol”.

A animação paralela é outra componente muito apreciada pelos participantes que terminam a época em festa. A Funzone inclui insufláveis, Tiro ao Arco, Canoagem, Comboio Turístico, Jogos populares, Passeios Crazy Bus, Espaço Atleta, Concertos, Piscina, Visitas Turísticas, Torre Aventura, GarciColors, Escorrega de Água Gigante entre outras atividades.