GP Abimota na estrada para promover as duas rodas.

2017-06-06 08:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 38.º Grande Prémio ABIMOTA celebra 40 anos de história com a edição deste ano entre 15 e 18 de Junho para percorrer mais de 640 km divididos por quatro etapas.

Esta edição promete ser “inesquecível”, conforme referiu, ao dar as boas-vindas, João Miranda, presidente da Direção da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, responsável pela organização desta corrida de ciclismo de estrada.

A prova, para corredores das Classes Elite e Sub-23, vai decorrer durante quatro dias num percurso que passa por algumas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, com oito camisolas em disputa, 15 equipas (12 nacionais e três espanholas), 21 municípios – sendo Belmonte, Penamacor e Manteigas estreantes, porque recebem pela primeira vez partidas ou chegadas – e quase 650 km percorridos. Na organização (meios humanos), no total, vão estar envolvidas 195 pessoas.

Uma das novidades deste ano serão as transmissões da Sport TV+ em direto, nas partidas e chegadas, e os apontamentos ao longo da prova. Além disso todas as noites, às 23 horas, vão ser transmitidos os resumos dos melhores momentos de cada etapa, o que vem trazer outro alcance em termos mediáticos à 38.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, que este ano conta com a PT Empresas como patrocinador oficial.

Vítor Mendes, em sua representação, explicou que o desafio foi aceite porque “queremos contribuir para o sucesso desta organização, que valoriza o tecido empresarial da região de Águeda e de todos os territórios por onde passa”.

O início acontece no dia 15 de Junho em Proença-a-Nova. A última etapa liga Gouveia a Águeda.

Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que é já uma tradição para a autarquia estar com a prova, que este ano “tem uma ambição renovada, porque houve uma aposta muito forte”.

E continuou, sublinhando que Águeda é a capital da bicicleta, e que apesar da invasão dos mercados chineses “estamos com uma grande expansão, tendo para isso contribuído as grandes empresas que vieram instalar-se no concelho e estando a autarquia a apostar neste setor”.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, fechou a sessão ao dizer que Águeda é “uma terra onde se respira ciclismo e bicicleta e o crescimento desta corrida está com muita força, cor, patrocínios e paixão, o que só vem comprová-lo”.

Deu-se um salto qualitativo que “nos leva para um novo ciclismo, que não são só as corridas mas também a indústria e a tecnologia, sendo este o caminho que deve ser seguido”, concluiu o dirigente.