Equipa aveirense vice-campeã nacional no Campeonato Universitário de Vela em Aveiro.

2016-11-05 19:12

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e o Núcleo de Desportos Náuticos da AAUAv (NDN-AAUAv), e em parceria com a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), organizaram no passado fim de semana o "Campeonato Nacional Universitário de Vela - Classe Raquero", prova que definiu o novo campeão nacional universitário da modalidade da época 2016/17.

As equipas de Aveiro estiveram em destaque e uma garantiou mesmo o segundo lugar do pódio.

A prova realizou-se com a arbitragem de elementos devidamente credenciados pela Federação Portuguesa de Vela (FPVela), tendo a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv) como parceiro técnico e contando igualmente com a imprescindível colaboração da Náutica Desportiva Ovarense (NADO), parceiro de longa data do Sporting Clube de Aveiro.

As regatas decorreram no Canal Principal da Ria de Aveiro, junto às instalações do Sporting Clube de Aveiro, localizadas junto ao TIRTIF e ao Centro Municipal Ambiental (CMIA). De notar, que as regatas foram transmitidas em direto nas instalações da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, utilizando um sistema de “Performance Tracking” real-time, numa parceria com as empresas Maisis e Velas Pires de Lima, sendo mais um aspeto inovador do campeonato.

Marcaram presença no campeonato nacional um total de 8 equipas, com 4 equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), 3 equipas da Universidade do Porto e uma equipa da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

As 8 equipas foram distribuídas por dois grupos num sistema de round-robin, com várias regatas extremamente disputadas, e muito técnicas, face ao pouco vento que se fez sentir ao longo do campeonato.

A equipa da AAUAv2 formada por Pedro Brito, Jorge Paula Pedro Carvalho foi a equipa da AAUAv com a melhor prestação, alcançando o título de vice-campeã nacional, logo atrás da equipa da Universidade de Porto (UP1).

A equipa AUAAv3 formada por João Castro Silva, Afonso Sobral, Gonçalo Guimarães classificou-se em 5º lugar, enquanto que as duas restantes equipas AAUAv1 (Miguel Castro Silva, Tiago Teixeira e António Oliveira) e AAUAv4 (Rui Lebre, Francisca Maurício, Sofia Almeida) ficaram ambas em 7º lugar com o mesmo número de pontos.

De notar que esta é a terceira época consecutiva em que as equipas da AAUAv ficam no pódio desta modalidade, com um 3º lugar na época 2014/15, 1º lugar na época passada e agora um excelente 2º lugar. A referir que na equipa da Universidade do Porto que se sagrou campeã nacional, estavam presentes os atuais campeões do mundo da Classe 420, os irmãos Diogo Costa e Pedro Costa.

Na entrega de prémios marcaram presença João Nascimento (vice-presidente da FADU), Cátia Bastos (AAUAv), Anabela Oliveira e Pedro Oliveira (SASUA), Lauro Marques (Presidente do Sporting Clube de Aveiro) e António Roquette (Presidente da Federação Portuguesa de Vela), seguindo-se um lanche e momentos de convívio entre todos os presentes, com uma “satisfação global” do campeonato, saindo assim reforçada a aposta da AAUAv nesta modalidade.