A Escola da Avenida, em Albergaria, iniciou, hoje, o ano letivo com 82 estudantes dos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
As obras de requalificação exigiram um investimento superior a 600 mil euros, tendo o financiamento sido garantido através de uma candidatura ao Programa Portugal 2020.
A intervenção englobou o restauro do edifício existente e a construção de um novo corpo, totalizando uma área de 834 metros quadrados, mais 460 metros quadrados do que o edifício original.
No rés-do-chão, a escola tem dois átrios, duas salas de aula com espaço de educação plástica integrado, gabinete de atendimento, sala de educação plástica, hall/zona de circulação, instalações sanitárias para estudantes (masculinas e femininas), deficientes e adultos, vestiário e sanitário para pessoal não docente, sala polivalente, refeitório e copa.
O recreio da escola tem uma área de cerca de 500 metros quadrados e com a integração das áreas do perímetro da escola, onde se inclui o recinto desportivo, as crianças podem usufruir de um espaço exterior total de 1445 metros quadrados.
No primeiro piso, com acesso por duas escadas e elevador, há duas salas de aula com espaço de educação plástica integrado, instalações sanitárias para adultos, sala de educação plástica, gabinete de trabalho dos professores, sala de professores e uma biblioteca, com especial enfoque nos recursos digitais.
As novas práticas aplicadas na Escola da Avenida seguem a abordagem preconizada pelo projeto ON BOARD, que visa a criação de uma Rede de Inovação Educacional em várias cidades europeias, incluindo Albergaria-a-Velha, com recurso a tecnologia.
A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, salienta que a escola pretende ser inovadora, com equipamentos e uma forma de funcionamento que vá de encontro aos novos desafios do ensino. “Estamos a fazer uma aposta forte na tecnologia, que possibilite práticas inovadoras ao nível da educação”.