AFA promove futebol e futsal nas escolas.

2016-12-09 19:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

 A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntou, no passado dia 8 de dezembro, mais de uma centena de crianças para a primeira ação de implementação do programa “AFA na Escola”, que decorreu no Estádio Municipal Carlos Duarte, na Pampilhosa.

O protocolo foi assinado a 24 de novembro e tem como parceiros a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Câmara Municipal da Mealhada e todos os clubes daquele município.

Contudo, já desde o início desse mês que a AFA levava a cabo ações nas escolas primárias locais. As aulas de Educação Física foram lecionadas por 16 treinadores, num universo de 417 alunos, oriundos de 23 turmas.

 Ao abrigo deste programa, a autarquia garante o pagamento das inscrições na AFA, nos escalões de petizes, traquinas e benjamins de primeiro ano, dos atletas que se juntem às equipas locais.

A medida é bem vista por Mealhada, Carqueijo, Atlético do Luso, Clube Desportivo do Luso, Centro Recreativo de Antes, Pampilhosa e Barcouço, emblemas que se associam à iniciativa.

 Visa a inclusão de atividades lúdico-desportivas, orientadas para o ensino e a prática das modalidades de futebol e de futsal, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), assim como a própria intervenção dos técnicos dos clubes no desenvolvimento dessas atividades no horário destinado às AEC.

 Os encarregados de educação consideraram o projeto importante, “pois tira as crianças de casa e leva-as a praticar desporto”. Quanto aos clubes, à autarquia e à AFA, não esconderam a satisfação pelo sucesso da iniciativa.

 Pelo organismo que tutela o futebol e o futsal aveirense, o seu presidente, Arménio Pinho, ressalvou os passos importantes dados em torno da massificação da prática daquelas modalidades no município da Mealhada, e voltou a focar a intenção de “alargar este programa a mais concelhos do distrito de Aveiro”.