Ílhavo: Coreógrafa Né Barros assina espetáculo que mistura dança e esgrima.

2023-11-23 08:18

Categoria: 

Concelho: 

A Casa da Cultura de Ílhavo apresenta, este sábado, o espetáculo “Distante”, com assinatura da coreógrafa Né Barros, que mistura dança e esgrima.

“Distante” transforma os bailarinos em jogadores, convocando a técnica desta modalidade de combate para a reflexão sobre como evoluímos na forma como nos relacionamos corpo a corpo.

A peça parte, segundo Né Barros, “da ideia de um corpo-máquina que permita trabalhar num paradoxo do distante-próximo e que parte da técnica como ferramenta fundamental de humanização”.

O espetáculo conta com a interpretação dos bailarinos Afonso Cunha, Beatriz Valentim, Bruno Senune e Vivien Ingrams que receberam a orientação do treinador, antigo atleta olímpico e campeão de esgrima José Luís Guimarães para integrarem esta forma de combate milenar no contexto artístico.

Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora.

Nos seus projetos colabora regularmente com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema, encenadores e músicos.

Formou-se em dança clássica, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos EUA.

É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, professora na Escola Superior de Artes do Porto e convidada em diversas instituições.

Doutorada em Dança, Master in Dance Studies, estudou Teatro e é cofundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project.

O espetáculo estará em apresentação no sábado às 21h30.

 

Foto: Pedro Figueiredo