Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia em espetáculo inédito na Capital Nacional da Cultura.

2024-02-10 08:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro 2024 prepara-se para um dos momentos marcantes com uma produção que junta música tradicional e experimental.

O concerto foi concebido especificamente para Aveiro 2024 pelos Papillons d'éternité (Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher), em colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia.

Este concerto Pieris Napi acontece este sábado, dia 10 de fevereiro (sábado), às 21h30, no Teatro Aveirense, no âmbito do tema do primeiro trimestre, Cultura e Identidade.

Para este concerto de música tradicional e experimental, Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher trabalharam em estreita colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia.

Pieris Napi tem como ponto de partida a música tradicional aveirense e introduz outros instrumentos, como o saxofone e o eco-erhu, para criar uma nova forma de experimentar a tradição e de lhe conceder uma outra voz.

As músicas do Grupo Folclórico são desmembradas da sua forma original para serem colocadas, peça a peça, na construção de uma viagem sonora, onde os ecos do passado ressoam num mergulho de vozes, gerando uma atmosfera que alia a tradição à música experimental.

Pieris Napi foi, inicialmente, concebido em 2021 e é um concerto em constante transformação, onde o conteúdo se altera consoante os grupos com os quais os Papillons d'éternité colaboram.

Até à data, foram apresentados dois concertos no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts: no MNAC (Lisboa) e no Teatro Lethes (Faro).

Agora, para Aveiro 2024, estreia uma nova versão.