Gafanha da Nazaré: Idolíadas arranca com concurso de poesia.

2024-02-22 06:37

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo inicia as provas da décima edição das Idolíadas.

É considerado o maior concurso artístico de pessoas séniores do país, envolvendo mais de 400 pessoas na prova de cultura geral; mais de 300 pessoas na prova de poesia e mais de 500 pessoas nas provas de palco, vídeo e arte plástica.

Concurso que pretende estimular o envolvimento ativo da comunidade mais velha, através das práticas artísticas, que proporcionam benefícios no envelhecimento ativo.

A Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré recebe a prova de poesia em estreia nas Idolíadas.

Numa edição que tem como tema “O Triunfo de ser velho!” as equipas escreveram e declamam um poema.

A 13 de março, no Centro de Arte de Ovar, realiza-se a prova de cultura geral, que, nesta edição, é coordenada pelo Município de Ovar

Por último, no dia 19 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, conhecem-se os vencedores das provas de vídeo, arte plástica e palco.

Para a prova de arte plástica, as equipas devem realizar as obras nos meses que antecedem o espetáculo das Idolíadas, a 19 de maio.

Na prova de palco, cada equipa pode apresentar uma performance com duração máxima de seis minutos, podendo abranger as expressões artísticas de teatro, dança e música, individualmente, ou uma combinação destas.