Cinema de Aveiro 2024 arranca com antestreia e filme-concerto de Joaquim Pavão.

2024-01-09 07:44

Categoria: 

Concelho: 

Cinema de Aveiro 2024 arranca com antestreia e filme-concerto de Joaquim Pavão.

O realizador irá tocar ao vivo na exibição do filme-concerto Dentre 3.82.

Quanto ao filme, “Sonhos”, que venceu o Prémio Competição Avanca Longa-metragem, já foi apresentado em festivais dos cinco continentes.

Uma antestreia e um filme-concerto do realizador Joaquim Pavão vão marcar o arranque das sessões de cinema de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A premiada longa-metragem Sonhos e o filme-concerto Dentre 3.28 serão exibidos, esta terça-feira, dia 9 de janeiro, às 18h30 e às 21h30 respetivamente, no Teatro Aveirense.

O cineasta estará presente na apresentação dos filmes.

Sonhos, que chega agora ao circuito comercial, foi exibido pela primeira vez no festival de cinema AVANCA, onde ganhou o Prémio Competição Avanca Longa-metragem.

Desde então, a obra tem estado em exibição por festivais dos cinco continentes, tendo sido distinguido no Brasil, na Bulgária, na Índia, em Itália, na Macedónia do Norte, no México, em São Tomé e Príncipe, em Singapura, na Tailândia e na Ucrânia.

Com argumento de Isabel Fernandes Pinto, Sonhos é uma narrativa distópica, num contexto de luta pela sobrevivência humana no planeta Terra.

No filme, o livre arbítrio da maioria dos seres humanos é substituído pela “vontade correta”, instituída por um pequeno grupo, e comunicada a cada indivíduo por uma voz gerada num sistema algorítmico.

A longa-metragem foi rodada em torno das esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea – MIEC de Santo Tirso e na Ria de Aveiro.

Trata-se de uma obra que junta 50 atores numa quase permanente noite, onde os figurinos de Tuxa Martins acompanham a fotografia de José Oliveira, o som de Xavier Marques e a música de Óscar Flecha.

Na apresentação do filme mudo Dentre 3.28, Joaquim Pavão irá assumir o papel de músico, subindo ao palco para tocar guitarra.

O cineasta estará acompanhado por Xavier Marques e pela atriz Isabel Fernandes Pinto para uma performance inédita e tocada de improviso ao longo da exibição do filme.

A obra aborda a violência enquanto desconstrução ética da mentira, forçando as bases de um sistema opressor, e põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais.

O filme concerto Dentre e a antestreia Sonhos estão ambos classificados como M/16, têm curadoria da Plano Obrigatório, Associação de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais, e os bilhetes podem já ser reservados na bilheteira do Teatro Aveirense.