Aveiro preside à Rede Europeia Arte Nova.

A Cidade de Aveiro preside à Rede Europeia Arte Nova 2025 – 2028.

Reseau Art Nouveau Network é a designação desta rede europeia dedicada ao estudo e promoção do movimento Arte Nova, composta por 25 cidades de 16 países.

A eleição aconteceu na reunião do Board, que se reuniu no dia 29 de novembro (sexta-feira), em Bruxelas, Bélgica.

O Presidente Ribau Esteves, que assume as funções de Presidente da Rede Europeia Arte Nova a partir de janeiro de 2025, considera que “esta é uma eleição que confirma o trabalho notável que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos 11 anos”.

“Devo recordar que em 2013, Aveiro não cumpria os seus compromissos com os seus parceiros europeus e tinha a sua participação vedada com dívidas de vários anos, com claros prejuízos para Aveiro e para a Cultura e a Arte Nova Aveirense”.

O autarca fala em “grande satisfação” pelo simbolismo de Aveiro estar a cumprir em 2024 o lugar de Capital Portuguesa da Cultura e, agora, iniciar trajeto liderante numa rede dedicada ao “trabalho de valorização e promoção da Arte Nova”.

Aveiro sucede, assim, à Cidade de Bruxelas na liderança desta Rede, que já foi presidida por Barcelona (Espanha) e Ljubljana (Eslovénia).

No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o Museu Arte Nova foi palco de uma exposição inédita, “O Mundo Arte Nova: a transformação da natureza”, que contou com a colaboração dos membros da Rede Europeia Arte Nova, que enviaram, para Aveiro, peças das suas coleções.

Baseado na cooperação científica e cultural, na partilha de boas práticas, esta Rede trabalha na transmissão de conhecimento, investigação, atividades de mediação e promoção do Movimento Arte Nova, bem como no desenvolvimento de projetos europeus e de iniciativas conjuntas.