Voto em mobilidade registou erros no arranque da votação na Gafanha da Nazaré.

2022-01-25 09:49

Categoria: 

Concelho: 

O voto antecipado, em mobilidade, para as Eleições Legislativas 2022, decorreu com normalidade mas registou um arranque acidentado na Gafanha da Nazaré.

Foram às urnas no município de Ílhavo um total de 930 eleitores dos 1007 pré-inscritos.

Na freguesia da Gafanha da Nazaré, dos 314 inscritos, 290 eleitores dirigiram-se à mesa de voto na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos.

Num processo novo na freguesia que pela primeira vez teve mesa para voto em mobilidade, os primeiros eleitores acabaram por ver o voto colocado num subscrito que era referente ao círculo eleitoral de Santarém.

As dúvidas levantadas viriam a ser esclarecidas pela Comissão Nacional de Eleições que orientou a correção.

Segundo informação da Junta de Freguesia, não haveria eleitores de Santarém envolvidos neste voto em mobilidade e o processo seguiu o seu curso dentro da normalidade com os procedimentos definidos pela CNE.

Recorde-se que o boletim de voto era colocado dentro de um envelope sem qualquer identificação que, por sua vez, era inserido num segundo envelope, azul, com a identificação do eleitor e secção de recenseamento eleitoral, para onde seriam remetidos os votos.

O envelope exterior era selado pelo presidente da mesa de voto com uma vinheta de segurança, cujo duplicado foi entregue ao eleitor, como comprovativo do exercício do direito de voto.

A autarquia de Ílhavo fez, ontem, balanço positivo ao processo sem referências ao "incidente" gerado no início da votação na Gafanha da Nazaré.