Vinhos de Vila Nova de Monsarros estiveram à prova.

2022-04-12 09:38

Categoria: 

Concelho: 

Mais de três dezenas de produtores da freguesia de Vila Nova de Monsarros participaram na 7.ª Mostra de Vinhos, que se realizou no passado domingo (dia 11), no Centro Cultural de Grada, no concelho de Anadia.

Esta iniciativa iniciou-se com uma prova às cegas, efetuada pelo júri que avaliou 56 vinhos.

Na categoria dos vinhos brancos, o 1.º lugar foi atribuído a João Manuel Marques Nunes, o 2.º a Miguel Silva e o 3.º a Paulo Lebre.

Na categoria dos vinhos rosés, foi António da Silva Cabeço que alcançou o pódio.

Na categoria dos vinhos tintos, Bruno Cardoso obteve a melhor pontuação, seguido dos produtores Manuel da Silva António e Paulo Lebre.

Os vinhos apresentados nesta sessão – 39 tintos, 12 brancos e 5 rosés – foram avaliados por Bruno Seabra (enólogo das Caves da Montanha), Cristóvão Moreira (enólogo), Francisco Batel Marques (proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes), Jorge Sampaio (presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal), Miguel Silva (enólogo da Quinta de Baixo) e Tiago Rodrigues (elemento da equipa de enologia da marca Luís Pato).

Este júri, presidido por Bruno Seabra, mostrou-se “positivamente surpreendido” com a qualidade dos vinhos apresentados.

Basílio Carvalho, presidente da direção da Associação Recreativa de Grada (ARG), fez um “balanço muito positivo” da 7.ª Mostra de Vinhos, evento que, assegurou, vai continuar a fazer parte da programação desta coletividade, com 45 anos de existência e sede no Centro Cultural de Grada.

Esta iniciativa, organizada pela ARG, contou com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, da Pavigrés Cerâmicas, S.A., da Anadil – Comércio Geral e Importação, S.A., do restaurante Pedro dos Leitões e da TIPANADIA – Artes Gráficas. A 7.ª Mostra terminou com um lanche-convívio, onde foi possível provar vinhos de 34 produtores e partilhar experiências sobre a arte de fazer vinho. A animação esteve a cargo da dupla Alfredo & Lameirinhas.