Veleiro em risco entrou na barra de Aveiro sem ancoradouro definido.

2019-11-25 07:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A falta de ancoradouro para veleiros de grande dimensão continua a fazer-se sentir na região e os episódios com navegadores à procura de espaço de repouso e apoio faz parte do dia a dia da região lagunar.

Já era conhecido o episódio com veleiros que batem nos cabos elétricos na zona do Forte da Barra e estão impedidos de seguir para o canal de Mira mas agora é a falta de marina a fazer, de novo, noticia.

Um velejador pediu ajuda, na passada quinta, por avaria, para entrar no porto de Aveiro.

O acesso à Barra acabou por ser autorizado apesar das condicionantes quanto à dimensão das embarcações, devido ao mau tempo, mas foi já nos canais de navegação que a surpresa tomou conta do navegador ao perceber que iria ancorar na baía de São Jacinto onde não existe cais preparado para esse fim.

Paulo Amaral, do Clube Náutico Boca da Barra, contou a história no programa da manhã, da Terra Nova, e deixou perceber que há situações quase diárias em que é notada a falta de marina oceânica.

O episódio seguido pelas comunicações entre o veleiro e a Polícia Marítima mostra o embaraço para dar um "porto" ao veleiro que pedia ajuda (com áudio).