"Vamos perceber o que se faz noutros locais para criar equilibrios entre a pressão do turismo e a preservação do património" - Alice Alves da Costa.

2019-10-09 10:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Património e turismo em debate na Universidade de Aveiro.

A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, conjuntamente com a Universidade de Aveiro e diversas outras associações nacionais e entidades Espanholas, promove um debate sobre questões atuais desde a participação pública, à descentralização da cultura, passando pelas transformações que estão a ocorrer nas cidades devido a flutuações do turismo de massas.

A reabilitação urbana está em marcha mas é tempo de refletir sobre o tipo de intervenções em curso.

A presidente da associação e docente universitária, Alice Maria Tavares Alves da Costa, revela que o tema está na ordem do dia e exige reflexão aprofundada por ver que nem sempre a salvaguarda do património está assegurada (com áudio)

O primeiro dia, a 14 de novembro, é dirigido sobretudo às mais de 200 associações que existem em Portugal nesta área, estando nesse dia as Entidades Espanholas (Universidades, entidades do Estado e associações) como observadoras e no dia 15 de novembro o grande debate no contexto Ibérico, onde os representantes das associações nacionais poderão participar.

São dois momentos distintos de debate onde se procurará obter uma visão Ibérica sobre a Cultura & Património e o efeito do Turismo nestes segmentos.

O Estado foi desafiado a marcar presença mas não estará no evento. A organização diz que há ainda resistências do poder político em temas sensíveis (com áudio)