Vale de Ílhavo acolhe conversa sobre memórias do carnaval. Cardadores representados no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.

2020-02-26 09:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação “Os Baldas” acolhe, esta tarde, um encontro com seniores do município para explorar as memórias de antigos carnavais.

Rosa Labrincha e representantes da Associação A.R.C. Chio Pó-Pó vão estar em Vale de Ílhavo para uma conversa sobre histórias do carnaval na cidade de Ílhavo e as suas tradições.

Encontro às 14h30 na sede da associação Os Baldas.

O Carnaval de Vale de Ílhavo passa a estar representado no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, em Lazarim, freguesia do município de Lamego.

Trata-se do espaço dedicado à investigação e divulgação da máscara na vertente mais tradicional da celebração do Entrudo.

Ali é possível encontrar símbolos e rituais de Espanha e Portugal sobretudo das áreas do Nordeste Transmontano, Galiza e Astúrias.

A escultura “Cardador”, peça cerâmica com assinatura do artesão vimaranense Jorge Afonso, passa a representar a figura dos cardadores de Vale de Ílhavo no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.

Fátima Teles, vereadora da cultura da Câmara de Ílhavo, realça a projeção da figura dos cardadores.

Com esta peça mostra-se a cultura ilhavense e assegura-se a promoção do carnaval de Vale de Ílhavo (com áudio)

O escultor Jorge Afonso afirma tratar-se de uma peça que simboliza a figura dos cardadores. Algo que ultrapassa as mensagens religiosas e pagãs. Tem um alcance global que espelha a cultura de uma comunidade.

"Aplica-se a todas as religiões. O fundamento é o mesmo: a pruficiação do homem para chegar ao além. O cardador tem essa função. Purificação através da limpeza de um cardador".

Símbolos do carnaval tradicional reunidos em Lazarim.

O representante da autarquia de Lamego agradeceu a entrega da peça que simboliza os cardadores.

Deixou vincado que mais de 5 mil pessoas passariam pelo centro interpretativo e, dessa forma, é garantida a promoção do Carnaval de Vale de Ílhavo (com áudio)

Xico Estoira, em representação dos cardadores, falou do orgulho de ver a peça exposta em Lazarim.

Mostra um pouco da cultura deste grupo que tem sede em espaço no meio de terrenos agrícolas e com rituais próprios (com áudio)