Confraria dos Ovos Moles tem parceria com a Bordallo Pinheiro para criação da Canastra de Ovos.

2022-01-27 16:43

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e a sua Confreira de Honra, a empresa Vista Alegre, vão lançar o produto “Canastra de Ovos Moles” sob a insígnia Bordallo Pinheiro.

Depois da réplica, em biscuit, ao monumento aos Ovos Moles de Aveiro, da autoria do artista plástico Albano Martins, edificado no Cais da Fonte Nova em 2018, e que é hoje um importante ponto turistico da cidade, e da barrica em porcelana desenvolvida entre a Confraria, a Vista Alegre e o artista plástico Gil Maia, "é agora a vez de apresentar um produto, com um nível de complexidade considerável, quer ao nível da conceção, quer ao nível da produção, com a insígnia Bordallo Pinheiro".

"A Fábrica de Faianças das Caldas foi fundada a 30 de Junho de 1884, tendo como responsável pelos aspetos técnico-artísticos Raphael Bordallo Pinheiro, e pelos aspetos organizativos o seu irmão Feliciano Bordallo Pinheiro. Raphael Bordallo Pinheiro ficará para sempre intimamente ligado à caricatura e à cerâmica artística, imprimindo-lhes uma qualidade e visibilidade que, segundo a opinião de conceituados artistas atuais, toca a genialidade. Em 1884 começa a sua produção cerâmica na Fábrica de Faianças nas Caldas, revelando peças de enorme labor técnico, qualidade artística e criativa. Também brilhou com as figuras populares como o Zé Povinho, a Maria da Paciência, a ama das Caldas, o polícia, o padre tomando rapé, o sacristão de incensório nas mãos e muitos outros".

A ideia base deste projeto, passou por desenvolver uma peça que se apresente decorativa, mas também utilitária. Assim surge a canastra de Ovos Moles de Aveiro. Um pedaço de história, em cerâmica, que associa a estética à funcionalidade. Pode servir de centro de mesa, preenchida com mais ovos moles, como é pretensão da Confraria, ou com qualquer outro doce. A equipa de desenvolvimento de produto da Bordallo Pinheiro, movida a ovos moles, e em estreita colaboração com a Confraria, obteve mais este ícone sobre o celestial doce aveirense.

A peça, que irá ser produzida durante o mês de fevereiro.