Vagos gere programa de políticas de habitação.

2020-02-21 12:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Vagos está a gerir um programa de políticas de habitação como aproveitamento à oportunidade de medidas de âmbito nacional.

No âmbito das novas políticas nacionais de habitação foi criado o Programa 1.º Direito — Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Este programa tem por objetivo garantir o acesso a uma habitação adequada a pessoas que residem em condições habitacionais indignas, seja em situação de precariedade, insalubridades e insegurança, incluindo residência em zonas de risco ambiental, sobrelotação ou inadequação face a necessidades específicas de pessoas que nela habitam.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vagos está a elaborar a sua Estratégia Local de Habitação, de modo a poderem - Município, Juntas de Freguesias, IPSS´s ou, ainda, agregados familiares - apresentar uma candidatura ao Programa 1º Direito.

Este programa nacional consiste na concessão de apoio financeiro para a disponibilização de um leque diverso de soluções habitacionais a valores acessíveis ao universo dos destinatários, cobrindo as seguintes modalidades de arrendamento, reabilitação, construção e aquisição.