Vacinação na Unidade de Convalescença do Hospital de Ovar.

2021-01-14 17:40

Categoria: 

Concelho: 

Os profissionais de saúde e os doentes internados na Unidade de Convalescença do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) foram esta semana vacinados contra a Covid-19, numa operação enquadrada na primeira tranche de doses dirigida à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

“A administração da vacina no Hospital de Ovar segue o estipulado pelo plano de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde identificados nos grupos prioritários, dentro das regras que foram definidas, prevendo-se que a primeira fase fique concluída até meados de fevereiro”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, que acompanhou o primeiro doente da unidade a receber a vacina da Pfizer-BioNTech, no caso uma senhora de 90 anos. “Estamos convictos de que o processo de vacinação é um importante passo nesta luta contra a pandemia para que possamos ter uma imunidade de grupo sólida e retomarmos, finalmente, a normalidade que há muito desejamos”, salienta.

A primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Ovar no passado dia 28 de dezembro, contemplando 40 profissionais de saúde. Ana Cristina Ferreira – a enfermeira que atendeu em março o primeiro doente infetado com o novo coronavírus – foi a primeira a receber a vacina pelas mãos de Mariana Pinto Fragateiro, a enfermeira diretora do HFZ-Ovar.

Até ao momento foram já administradas no HFZ-Ovar 145 doses, entre profissionais do Hospital e utentes internados na Unidade de Convalescença.