Utentes de Oliveira do Bairro temem encerramento de extensões de saúde de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

2015-07-03 13:45

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Oliveira do Bairro está preocupada com a reorganização dos serviços de saúde no concelho. A construção de uma Unidade de Saúde Familiar na União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa” e outra USF na Freguesia da Palhaça pode gerar encerramento das atuais Extensões de Saúde de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

Os utentes dizem que “seria um revés para as localidades periféricas, compostas por uma população ainda muito rural e idosa, com grande dificuldade de deslocação”. Associam a medida à agregação de freguesias e admitem que outros serviços venham a estar concentrados no futuro. “E tendo-se investido, há tão pouco tempo, nas infraestruturas condignas da Unidade de Saúde do Troviscal, que tanto custou a implementar, reclamam os seus utentes que tal não feche após a eventual abertura da prevista nova USF”.

“A população do Troviscal tem o receio de que lhe seja tirada a dita unidade de saúde, tal como foi extinta a sua Junta e Freguesia, tudo fazendo para que, com outra política e naturalmente outro Governo, volte a ser Freguesia do Troviscal, na defesa dos serviços públicos de proximidade e do retorno do que nos querem tirar”.

Noutro âmbito, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Oliveira do Bairro declarou apoio à Comissão de Utentes do Pólo de Leitura de Bustos, apelando à Câmara Municipal que atenda o abaixo-assinado, dialogue com os seus representantes no sentido de chegar a consenso sobre a melhor localização e dignificação da Biblioteca.