Universidade distingue funcionários e prepara entrega de diplomas.

2015-05-29 09:50

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro assinala duas das datas com maior simbolismo académico nos próximos dois dias. A cerimónia de homenagem aos trabalhadores com mais tempo de casa decorre esta sexta, a partir das 11h00, no auditório da Reitoria da UA. Já no sábado, a partir das 10h30, o Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall recebe a Sessão Académica de Entrega de Diplomas aos últimos formados. Estes preparam a entrada no mercado de trabalho e levam uma boa lanterna para iluminar o caminho: a maior parte dos diplomados da UA encontra emprego até seis meses após a conclusão dos seus cursos e que a taxa de emprego dos diplomados da UA rondam, em média, os 80%, pese embora a situação económica que o país atravessa.

Os trabalhadores com mais tempo de serviço são homenageados na Cerimónia de Entrega das Medalhas, presidida pelo Reitor, Manuel António Assunção. São 172 os trabalhadores distinguidos, este ano, com medalhas de 10, 20, 25, 30, 35 e 40 anos ao serviço da UA. Trata-se de uma ocasião simbólica em que a Academia reconhece o esforço e dedicação de todos os que contribuem e contribuíram para construir o que a UA é hoje.

Seis dos 172 trabalhadores serão distinguidos com a medalha referente aos 40 anos ao serviço da UA: Ana Bela Martins, diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, Eduardo Oliveira, dos Serviços de Ação Social, Isabel Januário, funcionária do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Margarida Lopes de Almeida, professora do Departamento de Materiais e Cerâmica, Rogério Madaíl, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA, e Virgínia Sousa, professora da mesma unidade orgânica.

“Orgulho-me de ser funcionária da UA desde o seu início, orgulho-me do seu Campus, orgulho-me de ter visto tantas gerações de alunos, orgulho-me de ter dedicado uma vida à Universidade de Aveiro, mas também, tenho muitas saudades dos colegas que comigo iniciaram funções e já não estão ao serviço” afirma Ana Bela Martins. A diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia que recorda com “nostalgia” o dia 1 de outubro de 1974, em que ingressou na instituição como funcionária, ainda as atividades da UA se desenrolavam num dos edifícios do Centro de Estudos de Telecomunicações (CET).

A Sessão Académica de Entrega de Diplomas aos últimos graduados pela UA decorre a 30 de maio, a partir das 10h30, no Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall, numa cerimónia também presidida pelo Reitor. Neste dia, um dos momentos mais altos e simbólicos da academia aveirense, centenas de antigos alunos regressam ao campus da UA acompanhados das suas famílias e amigos que vão ser testemunhas do culminar de uma fase das suas vidas académicas.

Uma das novidades deste ano é a inclusão, nesta sessão, da entrega dos diplomas aos alunos que concluíram os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) no ano passado.