Universidade de Aveiro quer ser 'laboratório vivo' na área da economia circular para a construção.

2021-02-04 17:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA), em pareceria com o Cluster Habitat Sustentável e a EVRIS Foundation, desenvolveu o projeto UAveiroGreenBuildings, cujo objetivo é definir uma metodologia inovadora na lógica dos princípios da construção sustentável e da economia circular para os projetos de reabilitação e manutenção do edificado da UA.

O projeto, que arrancou em novembro de 2020 e deverá estar concluído em outubro de 2022, é coordenado pela UA e pretende responder aos objetivos das áreas prioritárias definidas para o Programa Ambiente relativo à Economia Circular no sector da Construção.

O UAveiroGreenBuildings é financiado pelo programa EEA grants, um programa suportado por vários países doadores, como a Islândia, Liechtenstein e Noruega, e gerido pela Secretaria-Geral do Ambiente, o operador do programa em Portugal.

A equipa do projeto liderado pela UA, consciente do impacto que a redução de resíduos de construção e demolição tem no ambiente, e da necessidade de reparar, reutilizar, reciclar e utilizar materiais com conteúdos reciclados, procurará definir procedimentos futuros, através de casos piloto nos seus campi. Assim, serão monitorizados projetos de construção que demonstrem vantagens económicas e ambientais, promovam o encaminhamento responsável de materiais de construção em fim de vida e utilizem materiais de construção com rótulo ecológico. Para além disso, serão introduzidas metodologias inovadoras na área da economia circular para o setor da construção.

Neste sentido, a ação do UAveiroGreenBuildings resultará, entre outros aspetos, no desenvolvimento de uma metodologia para a arquitetura e engenharia, que incorpore diversos instrumentos nos processos de decisão, nomeadamente o Plano de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição, o uso de materiais com conteúdos reciclados, a definição de um fluxo de controlo dos materiais removidos, o uso de passaportes de circularidade e de declarações ambientais de produtos na decisão sobre os componentes a usar. Esta metodologia resultará também na definição de um guião de medidas ou pressupostos a ser incluído nos cadernos de encargos das diferentes especialidades no que respeita a construção e reabilitação de edifícios nos campi. Com a disseminação de resultados, espera-se contribuir para a aplicação dos princípios da construção sustentável e da economia circular na construção.

A aplicação dos resultados do projeto será aferida na definição do projeto geral de cinco edifícios da UA: o Departamento de Ambiente e Ordenamento, o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, o Departamento das Ciências Sociais, Políticas e do Território, o Departamento de Matemática e o edificado da Zona Técnica Central, que será o edifício piloto principal para a avaliação da metodologia a desenvolver, pela sua natureza e utilização diversificada, situando-se num espaço central da UA

Após a conclusão do projeto, os procedimentos definidos serão monitorizados e avaliados, sendo revistos periodicamente. A metodologia, que se pretende seja aplicada em todos os campi da UA, será também divulgada a nível nacional e internacional.

“A Universidade de Aveiro possui um elevado número de edifícios com mais de 30 anos, sendo que um número significativo destes edifícios requer obras de reabilitação, fruto da sua utilização intensiva, constante readaptação e necessidade de adequação às novas exigências de funcionalidade, sustentabilidade e eficiência energética. Com este projeto vamos conseguir definir procedimentos facilitadores da tomada de decisão e desenvolver projetos com mais valias económicas e ambientais.”, refere a Vice-reitora Alexandra Queirós.