Universidade de Aveiro propõe dicas e atividades para promover o bem-estar em casa.

2020-04-06 15:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro propõe dicas e atividades para promover o bem-estar da sua comunidade em casa.

Para continuar ativo e saudável em casa em período de contenção face à ameaça de Covid-19, a Universidade de Aveiro (UA) lançou um conjunto de iniciativas para estimular a atividade física e promover o bem-estar da sua comunidade universitária.

#euficobememcasa é um conjunto de dicas e informações para o bem-estar em casa, apesar do necessário recato e contenção e da redução das deslocações ao essencial.

Os profissionais da Escola Superior de Saúde sugerem algumas dicas de pausa ativa e adaptação do espaço de trabalho ou estudo para combater o sedentarismo e ser mais produtivos.

Para além disso, todos os domingos, os profissionais do Núcleo de Saúde dos Serviços de Ação Social, em parceria com o Departamento de Educação e Psicologia da UA, disponibilizarão vídeos com dicas para ajudar os membros da comunidade universitária a ultrapassar os desafios da semana que começa.

A UA lança também a iniciativa #eutreinoemcasa, que apela à conjugação da rotina diária de estudo ou trabalho com uma mente ágil, mantendo estilos de vida saudáveis com prática de atividade física.

No âmbito desta iniciativa serão propostos desafios diários e treinos de 30 a 45 minutos três vezes por semana.

Como a atividade física é proposta à distância para uma comunidade que é numerosa, cabe a cada um a responsabilidade pela sua correta execução e adaptação ao seu estado de saúde e/ou limitações físicas.

Todos os dias os profissionais do Núcleo de Desporto dos Serviços de Ação Social da UA (SASUA) apresentam um desafio, independentemente do nível de cada um, cuja dificuldade vai sendo progressiva ao longo dos restantes dias da semana. Estes desafios serão apresentados no formato “story” no Instagram da UA.

Para quem sente mais a falta da prática regular de exercício físico, os profissionais do Núcleo de Desporto dos SASUA vão preparar três sessões de treinos por semana, com uma duração entre 30 a 45 minutos cada. Estes treinos vão estar disponíveis no canal do Youtube da UA.

As propostas de atividade física estão nas redes sociais da UA, Facebook, Youtube e Instagram. As informações de apoio estão reunidas na página dedicada do portal da UA.