Universidade de Aveiro distingue mérito com entrega de prémios.

2022-02-15 08:00

Categoria: 

Concelho: 

A cerimónia de Entrega dos Prémios Universidade de Aveiro está marcada para esta terça-feira, dia 15 de fevereiro, a partir das 15h00, no Auditório Renato Araújo.

Durante a sessão serão revelados, pela primeira vez, os vencedores dos recém-criados prémios de Boas Práticas Pedagógicas e Cooperação UA, os vencedores da 2ª edição do Prémio Investigador UA e os vencedores da 2ª edição do Prémio TAG UA

Estes prémios foram criados para sublinhar o mérito de quem se dedica às principais vertentes da missão da UA, nomeadamente, o ensino, a investigação e a cooperação.

A estes três galardões, a UA fez nascer ainda um prémio que reconhece o mérito e a dedicação do pessoal técnico, administrativo e de gestão (TAG), trabalhadores com intervenção nas mais variadas áreas da Universidade e cujo papel é de elevada relevância no funcionamento institucional da Academia.

Recorde-se que estes galardões se juntam a outros já existentes, nomeadamente aqueles que são entregues à comunidade estudantil.

A cerimónia pode ser vista em direto em https://youtu.be/ySOjPdiUm5o

Nas áreas de cooperação serão atribuídos quatro prémios, cada um com o valor de 4 mil euros, um para cada Área de Especialização Científica da UA: Ambiente, Mar e Floresta; Saúde, Biotecnologia e Alimentação; Modernização Industrial e Digital; e Territórios, Economia e Cultura.

Quanto ao Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, este visa distinguir um docente, ou equipa de docentes da UA, como reconhecimento do mérito e inovação pedagógica.

No valor de 5 mil euros, o prémio será alocado ao centro de custos que for identificado para este efeito pelo docente ou equipa premiada e destina-se a atividades de ensino ou com elas correlacionadas.

No valor de 10 mil euros, o Prémio Investigador UA, tem como objetivo relevar o trabalho realizado na área de investigação concretizado na UA e reconhecer o mérito do investigador ou da equipa de investigação cujo trabalho se tenha destacado.

Durante a cerimónia será também atribuída uma menção honrosa (1500 euros) por cada uma das grandes áreas de investigação da UA: Artes e Humanidades; Ciências; Ciências Sociais e Engenharia.

Destinado ao pessoal técnico, administrativo e de gestão, o Prémio TAG UA, no valor de 5 mil euros, tem como objetivo distinguir o papel relevante destes trabalhadores no funcionamento institucional, nomeadamente nas vertentes económico-financeira, engenharia, arquitetura, apoio jurídico, técnico e logístico.

Com esta iniciativa, que já vai na 2ª edição, a UA pretende dar um maior relevo às tarefas do pessoal técnico, administrativo e de gestão, independentemente da sua carreira ou categoria, salientando o trabalho que é efetuado diariamente.

Os prémios são alocados ao centro de custos que for identificado para este efeito pelo docente ou equipa premiada e investigadores e destina-se a atividades de ensino ou com elas correlacionadas.

No caso dos trabalhadores o prémio será aplicado em ações de formação ou afins, produtos ou serviços disponibilizados pela Universidade nos Campi ou na aquisição de material para uso no local de trabalho.