Universidade de Aveiro aposta no aproveitamento de materiais contribuindo para a 'economia circular'.

2017-09-08 16:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro (UA) defende que muita da investigação feita na academia "resulta do aproveitamento de materiais" e, dessa forma, com atributos de 'economia circular', com aproveitamento de tudo o que pode ser entendido com desperdício.

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes foi um dos convidados da sessão desta manhã na apresentação do Plano de Ação para a 'Economia Circular' com técnicos responsáveis do Ministério do Ambiente, o Presidente da Associação Portuguesa da Indústria da Cerâmica e especialistas do Cluster Habitat.

O Ministro falou da responsabilidade individual nas escolhas feitas, dia a dia, para melhorar o meio ambiente e na preservação do planeta. (com áudio)

O Reitor, Manuel Assunção, iniciou a sessão com exemplos do que diz ser a atenção dada pela academia à 'economia circular'. "Aqui as coisas vão-se realimentando, umas às outras. Estamos a caminhar para o 'desperdício zero'", vincou.

Este projeto é coordenado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), é uma aliança de conhecimento entre o ensino superior, empresas e centros de investigação para criar competências no domínio do desenvolvimento de produtos e serviços para a 'economia circular' e a sustentabilidade nos sectores da construção e do mobiliário.