Universidade de Aveiro acolhe Mostra Tecnológica do Mar.

2022-11-29 08:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe Mostra Tecnológica do Mar.

Dar a conhecer os resultados de investigação com aplicação no setor do mar, num evento que contempla ainda a dinamização de palestras, mesas redondas e momentos de networking, é o objetivo da Mostra Tecnológica do Mar que junta os parceiros do projeto InovC+ – Valorização Económica da Inovação Inteligente da Região Centro – no edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro (UA).

A Mostra Tecnológica do Mar tem como propósitos apresentar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos nos centros de investigação das entidades parceiras, fomentar a partilha de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial regional e incitar ao estabelecimento de novas parcerias.

No âmbito deste evento, e para além do espaço de exposição de projetos e tecnologias dos parceiros e startups, está ainda prevista a realização de palestras e mesas-redondas dedicadas à temática do mar e aos desafios que Portugal enfrenta nesta área.

Durante este dia, serão dinamizadas trocas de ideias entre empresas e investigadores, promovendo tecnologias, produtos e serviços inovadores na área do mar, e procurando apoiar a criação de novas parcerias estratégicas que ofereçam soluções à região.

O evento, a decorrer no edifício da Reitoria da UA, tem início às 10h00.

Após a sessão de abertura realizar-se-á a primeira mesa-redonda subordinada ao tema “Oportunidades e Desafios da Economia do Mar”, que irá contar com a presença de representantes do Fórum Oceano, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e IAPMEI, seguindo-se a visita à mostra e momento de networking.

No período da tarde, decorre a mesa-redonda “Economia do Mar na Região Centro”, que contará com as intervenções do Porto de Aveiro, Riasearch, CSWind e Ecomare, após a qual os participantes poderão visitar novamente a Mostra e interagir com os investigadores das diferentes entidades parceiras. A sessão de encerramento ficará a cargo do Reitor da UA e da Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, entidade líder do consórcio.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades do InovC+ Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, projeto que potencia a transferência de tecnologia na Região Centro e fortalece o desenvolvimento de I&D+I, sendo o mesmo cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.