Últimos concertos da bienal Aveiro_Síntese marcados para este fim de semana.

2020-09-19 07:25

Categoria: 

Concelho: 

A bienal Aveiro_Síntese regressa esta fim-de-semana com dois concertos que vêm encerrar a 4.ª edição da iniciativa.

Depois de apresentar oito concertos em vários espaços da cidade, entre 27 de Agosto e 6 de Setembro, chega o momento da despedida.

Este sábado, às 22h, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Nuno Aroso apresenta-se com o seu mais recente projecto, o Clamat – colectivo variável, interpretando obras de Steve Reich, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira e Panayiotis Kokoras, fazendo-se acompanhar de João Pedro Lourenço na percussão e Luís Antunes Pena na electrónica.

A bienal Aveiro_Síntese encerra no dia 20 de Setembro, pelas 16 horas, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com o concerto música acusmática // Música em Criação.

O programa reflecte o modelo seguido nos concertos da primeira edição da Aveiro_Síntese, consistindo na apresentação de obras históricas, obras de compositores portugueses e uma selecção de obras por um algum estúdio ou compositor.

Neste concerto, a obra histórica é Mycenea-Alpha (a primeira inteiramente realizada no sistema UPIC) contracena com a música de autores portugueses seleccionada no âmbito da chamada de peças “Música em Criação” (destinada a compositores em formação ou recentemente formados), que em 2020 destaca os compositores Cláudio de Pina e Marta Domingues.

A obra acusmática de Ludger Brümmer estreada a 30 de Agosto é agora dada a escutar na versão de oito canais. Ainda que à distância, o próprio compositor fará uma apresentação da obra.A Aveiro_Síntese é uma iniciativa da Arte no Tempo em parceria com o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro, financiada pela Direcção Geral das Artes.